home /

QUEM SOMOS

Associação Sul Americana de Bugei

A ASB - Associação Sul-Americana de Bugei é uma entidade sem fins lucrativos criada para preservar, manter e difundir o Bugei da linhagem Kaze no Ryu Ogawa Ha, as Artes Clássicas de Guerra e Cultura Japonesa, atuando há mais de 10 anos neste contexto.
 
Atua principalmente como facilitadora de outras facetas culturais e artísticas ao público geral. Regulamentada no Brasil, a ASB visa controlar as atividades relacionadas a esta cultura de forma a manter seus princípios e tradições sem que estes sejam desvirtuados de suas origens.
 
 Mais sobre a ASB((inserir link para a pagina Mais ASB))
 
O Bugei

 

Bugei significa Arte da Guerra, e sua origem data do Japão Feudal, especialmente após a Era Kamakura (1192 – 1333). Por isso, o Bugei é uma arte militar tradicional, com raízes no tempo em que as guerras faziam parte do dia-a-dia do povo daquele país. Visava preparar a mente e o corpo do antigo guerreiro para o combate. Contudo, segundo a própria filosofia oriental, não há vitória sobre o inimigo se, primeiro, não vencermos a nós mesmos, nossos inimigos internos. E essa vitória vem apenas com autoconhecimento, reflexão, disciplina e estudos. Por isso, antes de tudo, o Bugei visa à formação de pessoas de caráter, fortes e decididas, preparadas para enfrentar desafios e problemas em todos os âmbitos da sua vida. Torna-se, dessa forma, uma filosofia de vida, que hoje, quando não há mais guerras para serem vencidas, é usada em nossas “batalhas” diárias, no ambiente de trabalho, familiar ou em qualquer situação conflituosa.
 
Saiba mais sobre o Bugei ((inserir link para a pagina da história do Bugei))
 
 
Kaze no Ryu Bugei Ogawa Ha
 
A ASB atua como facilitadora dos estudos envolvendo a linhagem Kaze no Ryu Bugei Ogawa Ha, cujas tradições têm raízes nos povos Shizen, que tinham sua cultura e métodos próprios. Contudo, com as miscigenações e intercâmbios culturais que ocorreram ao longo dos séculos, muitos estudos feitos atualmente fazem parte do legado histórico das artes samuraicas. Dessa forma, o portfólio disponível aos alunos é composto por uma mescla de disciplinas, não só físicas como também mentais e/ou espirituais. As disciplinas físicas trabalham o corpo, desde a preparação corporal (Taisou), passando pelas técnicas de Taijutsu, aquelas em que não são utilizadas armas, como Aikijujutsu, Jujutsu, Kumi-Uchi, Kempo e por uma série de disciplinas onde são empunhadas armas, como espada (Kenjutsu, Iaijutsu e Battojustu), lança (Yarijutsu), bastão (Tanbojustu, Jojutsu e Bojutsu), faca (Tantojutsu), cordas (Hojojustu), arco (Kyujutsu). As disciplinas mentais e/ou espirituais abordam matérias como a Etiqueta (Reigi to Sahou), Estratégia (Heihou), Arte da liderança (Doshu no Jutsu), Cerimônia do Chá (Cha no yu), Caligrafia (Shodô), Pintura (Sumiê), Filosofia (Tetsugako), entre outras. 
 
Todas essas disciplinas são trabalhadas com uma didática especial, pautada no respeito, cordialidade e sinceridade, formando pessoas que são facilmente identificadas por sua educação e forma no trato com os seus semelhantes e superiores.
 
Conheça nosso portfólio de disciplinas. ((inserir link para a pagina do portfolio das disciplinas))

SAIBA MAIS

Mais sobre a ASB

A Sede Central da ASB está localizada no município de Uberlândia, MG. Possui sede própria, com espaço para treinos e aulas especiais. Além disso, possui ainda espaço dedicado para o Programa de Formação de Representantes, que visa estudos aprofundados em sistema de imersão. Para saber mais, clique aqui. 

 

 

O trabalho da ASB tem como foco três linhas de atuação que norteiam suas atividades:

 

 • Preservação de um rico e extenso legado histórico-cultural, através do registro das tradições orais e de um conteúdo técnico notoriamente vasto. Esse trabalho vem sendo realizado ao longo de vários anos e é tido como uma grande contribuição para as próximas gerações.

 

 • Formação e educação dos indivíduos que compõem a Instituição. Ao contrário de sistemas combativos, artes tradicionais em geral possuem sua estruturação voltada primariamente para a edificação gradual e contínua do caráter de seus praticantes. O Bugei praticado na Instituição almeja, em primeiro lugar, cultivar um espírito de respeito e honra, dentro da boa etiqueta e comportamento. Esse aspecto é mantido vivo através de uma atitude individual e coletiva, empírica e que se expande para estar presente em uma prática contínua. Veja aqui alguns depoimentos sobre a Instituição;

 

 • Prestação de serviços à comunidade, favorecendo o contato do público geral com a Arte. Isto ocorre através de palestras, apresentações, exposições, mídias diversas e cursos abertos ao público, em ambientes como teatros, universidades, empresas e órgãos governamentais. Neste sentido, a ASB tem orgulho de ser um agente facilitador que leva para o público os valores e a tradição de uma Arte que influenciou fortemente a formação do povo japonês e sua forma de vida, inclusive posteriormente após migração para território brasileiro. Veja aqui alguns cursos e eventos já realizados pela nossa Instituição.