home /

COLUNAS

Medo - Aliado ou grande inimigo ?

Por: Marcos Rocha - 05/04/2014

A palavra medo provem do termo latim metus que significa "inquietação , temor , ansiedade" . Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem .  O medo refere-se a uma perturbação angustiosa perante um risco ou uma ameaça real ou imaginária. O conceito também  se refere ao receio ou à apreensão que alguém tem de que venha a acontecer algo contrário aquilo que se pretende.


O medo é uma emoção por um intenso sentimento habitualmente desagradável provocado pela percepção do perigo , seja ele presente ou futuro, real ou imaginário . O medo é uma das emoções primárias que resultam da aversão natural à ameaça, presente tanto nos homens como em outros seres vivos.


Sob a perspectiva da biologia , o medo é um esquema adaptativo e mecanismo  de sobrevivência e de defesa que permite ao indivíduo responder face a situações adversas rápida e eficazmente.


Para a neurologia , o medo é uma forma comum de organização do cérebro primário dos seres vivos , com ativação da amígdala alojada no lobo temporal.

 

Do ponto de vista da psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional, necessário para o organismo se adaptar ao meio.
                     

Os mestres do passado ensinavam que só existe um medo básico . Todos os outros medos são consequências do medo principal que todo ser humano carrega dentro de si. O medo de se perder. Ele pode acontecer durante a vida, no amor, na profissão , na morte, mas o medo é o  mesmo. O mais entranho é que as pessoas que tem medo de se perder são justamente aquelas que não tem controle sobre si mesmas. Aquelas que tem controle , não tem medo. Então , é na realidade uma questão de exposição . Você não tem nada a perder. Você acha que tem algo a perder. As pessoas apresentam medo da vida. A vida só é possível se você for capaz de encará-la de frente e for capaz  de enlouquecer , enlouquecer no amor , na canção , na dança ... Descarte o medo da vida. Porque ou você tem medo ou você vive. Só depende de você. E ter medo medo de que ? Você não  tem nada a perder. Só tem a ganhar . A morte é muito rara, porque ela só acontece uma vez , a vida acontece todos os dias. Lembre-se você chegou de mãos vazias e vai partir de mãos vazias.  Não  há caminhão de mudanças no dia de sua morte.
                    

A compreensão da origem ou origens do medo é o segredo da transformação , entendimento, amadurecimento, crescimento, florescimento e  do despertar como ser integral, universal e unido ao Criador. Seja feliz, caminhe com a cabeça erguida, passos largos e firmes , sem medo e com metas bem definidas. Encontre-se .... Desperte...

VOLTAR PARA COLUNISTAS